"Reparai: [ ... ] entre o semeador e o que semeia há muita diferença: (..) o semeador e o pregador é o nome; o que semeia e o que prega é a ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter o nome de pregador, ou ser pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. [ ... ]
Hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras. Palavras sem obras são tiros sem balas; atroam, mas não ferem. O pregar que é falar, faz-se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão.
Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras".


Pe. Antônio Vieira

25 agosto 2011

Dicas de autores que deveriam ser lidos

Estou postando nomes de autores que acho importante, que deveriamos ler e passar adiante estes conhecimentos. Escolham alguma obra para ler,e com certeza não vão se arrepender.

Paulo Freire - Educar para transformar.

Jean Piaget- Principais objetivos da educação segundo Piaget : formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.

Maria Montessori-"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir" .

Henry Wallon- Wallon propõe que a escola reflita acerca de suas dimensões sócio-políticas e aproprie-se de seu papel no movimento de transformações da sociedade.

Emilia Ferreiro- Ler não é decifrar, escrever não é copiar.

Vygotsky - Vygotsky exemplifica a importância das situações concretas e a fusão que a criança pequena faz entre os elementos percebidos e o significado.

Gilberto Freyre- Deixou uma obra de grande importância a qual devemos valorizar, explorar, resgatar, reconhecer, compreender, exaltar.
As crianças e jovens precisam conhecer Gilberto Freyre assim como ler e contemplar sua obra.

Rubem Alves- Segundo Rubem ensinar é mobilizar o desejo de aprender.

Edgar Morin-."a verdadeira racionalidade é fruto do debate argumentado das idéias, e não a propriedade de um sistema de idéias".

Philippe Perrenoud- “A perversão mais grave da avaliação é avaliar conhecimentos que a escola não ensinou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário